O monitor

Para poder explicar as próximas opções eu terei que dar uma passada muito, muito rápida no principio de funcionamento de um monitor comum, veja com atenção a foto a baixo

tudo começa na entrada da antena ou cabo de vídeo do monitor pelo 'varicap', o sinal é recebido e filtrado retirando a onda portadora sobra o sinal puro de vídeo, o flyback cria uma voltagem alta para alimentar o tubo do monitor, na tela do monitor temos um material que produz luz quando um laser o atinge, o laser é criado no canhão de laser, o canhão de laser é alimentado pelos amplificadores em uma placa ligada ao tubo da tv e parte em linha reta para a tela do monitor, são 3 laser nas cores vermelho, verde e Azul, no meio do caminho ele encontra a bobina defletora, a bobina é dividida em duas parte: vertical e horizontal, sendo ligada aos amplificadores na placa da tv, esta bobina produz um campo magnético de acordo com a imagem o sinal recebido pelo varicap, o campo magnético coloca o laser nos pontos certos da tela para que o material eletro luminescente na tela fique luminoso, nos dando a impressão de que existe realmente uma imagem dentro da tv.
Freqüênciaem uma tv comum este laser começa escrevendo a imagem na tela de cima para baixo, em 1 segundo este laser cria 60 imagens 60Hz, no monitor de computador a quantidade de imagens (Hz) varia de acordo com a vontade do programa executado

Resolução na tela temos muitos pontos eletro luminescente, quando falamos de resolução estamos falando da quantidade de pontos que temos na tela

neste exemplo temos uma imagem de 15x10 pixels, no minimo um monitor caseiro deve exibir resolução de 640x480, 800x600, 1024x768, estas resoluções são medidas em Mega Pixel ou seja cada 1 pixel equivale a 1 milhão de pixels, os monitores de arcade não seguem estes padrões, por isso que temos que adaptar a resolução do nosso monitor ao jogo, mas voltando ao assunto.

Estas opções são feitas para resolver alguns problemas, como este

Espera pela sincronia vertical (vsync) alguns monitores possuem um circuito interno que trabalha em conjunto com a placa de vídeo, este circuito deixa o sincronismo (freqüência) da placa de vídeo igual a do monitor fazendo a placa vídeo esperar o laser do monitor para evitar distorção na imagem, o problema é que esta sincronia pode deixar o jogo levemente lento, use apenas se você tiver problemas com a imagem.
Sincroniza à taxa de refresh do nonitor semelhante a opção anterior, mas neste caso o mame tenta mandar para o monitor a freqüência que ele esta usando no momento.
Buffer Triplo todas placas de vídeo de hoje possui uma memória para guardar informações extras para sincronizar o vídeo entre outros, ative apenas se você tiver problema com o vídeo.
Troca de resolução adequadamente tome muito cuidado com esta opção, como foi explicado anteriormente, alguns arcades possuem monitores diferentes dos monitores dos computadores, marcando esta opção você esta colocando o seu monitor para funcionar na mesma resolução do monitor do arcade, se o seu monitor não suportar esta resolução ele pode sobreaquecer e em casos extremos ele pode vir a falecer, felizmente qualquer monitor que se prese se desliga automaticamente se ele detectar qualquer tipo de falha como esta, antes de pifar.
Escala de tela Quanto maior a escala mais quadriculado fica o jogo.
Gamma em tela cheia Brilho em tela cheia Contraste em tela cheia todo monitor tem um controle da intensidade da imagem, estas opções emulam estas funções do monitor do arcade.

Tela(2)

na continuação da primeira guia tela encontramos as configurações referentes ao vídeo.
Número de telas para criar caso você tenha uma placa com várias saídas poderemos ativar a saída de vídeo em todas saídas, alguns arcades possuíam dois monitores um para o jogador 1 e outro para o jogador 2, os jogos mais divertidos neste esquema eram os de corrida porque cada jogador ficava em uma máquina diferente mas jogando juntos, se você tiver mais de um monitor ative-os.
Configurar para como se trata de dois monitores diferentes, marque para qual dos dois você quer que a configuração seja válida, o default setting ajusta a configurção para todos os monitores.
Monitor físico podemos usar um monitor virtual para simular um fisico.
Aspecto de tela já parou para pensar que as resoluções das imagens dos monitores tem um tamanho feitor por um cálculo de razão veja 4/3= 1,33... 640/480= 1,33... 800/600= 1,33... 1024/768= 1,33... alterando e este valor o jogo vai ficar com cortes na tela, parecendo que estão em uma tv widescreen, os monitores normais trabalham com a razão de 4/3, quem tem um monitor widescreen pode ajustar a saída do vídeo a seu monitor.
Resolução por padrão o mame abre o jogo na mesma resolução de sua área de trabalho, para quem possui uma placa de vídeo recente eu recomendo deixar a resolução em 800x600@60 porque na maioria dos jogos nem adianta aumentar tanto assim a resolução porque o jogo nem mesmo alcança resolução tão alta, para quem possui uma placa de vídeo antiga o melhor deixar em 640x480@60, o automático é o mais recomendado de todos, altere a resolução apenas se você tiver problemas com desempenho e suspeitar que pode ser devido a placa de vídeo, para que sua nova resolução entre em vigor temos fazer que o monitor altere a resolução do monitor. (veja em Avançado > Troca resoluções adequadamente)
Visão quem possui um notebook ou monitor que pode rotacionar é interessante poder inverter o lado da tela, em alguns jogos com o monitor invertido alguns jogos podem se adaptar melhor a tela.

2 comentários:

  1. a explicação ta quase perfeita, mais não explicaram aonde posso ativar a função de escolher o jogo pelo joystic, quem souber manda no meu imail:Djmauricio.marques@gmail.com

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