Tutorial MAME parte 2

Resetar para padrão Se por algum motivo você começar alterando as opções do emulador de forma errada e não souber como voltar ao padrão e não quiser recorrer ao método de apagar os arquivos de configuração do emulador nas pasta como eu expliquei anteriormente, através desta opção podemos voltar as configurações originais do emulador

depois de clicar em OK feche e abra novamente o emulador.
Interface de Userrestaura as opções feita na interface principal do emulador, fonte fundo de tela, organização dos ícones etc. (veja a pasta ini e mameui.ini)
Opções de jogo padrão restaura as opções usadas por padrão para todos os jogos. (mame.ini)
Todos jogos usam opções padrão apaga todas opções feitas em particular para cada jogo. (veja a pasta ini)
Pasta filtros restaura para o padrão os filtros. (veja Filters customizados)

Export Lista de Jogos Se você quiser falar para algum amigo quais são os jogos que você tem click nesta opção e ele irá criar automaticamente a lista em um arquivo de texto.

Idioma Aqui esta uma grande vantagem para nós Brasileiros (Meu idioma é minha pátria!) a tradução do emulador, para que esta opção entre em vigor você vai precisar que os arquivos de tradução estejam dentro da pasta lang do emulador, se eles não estiverem por lá nem adianta clicar na tradução.

Amanha partiremos para o menu principal de configuração do emulador.

Opções de Interface É a principal configuração da interface gráfica do emulador

Procurar por novos jogos na inicialização toda vez que o emulador é aberto ele procura por novos jogos na pasta roms para exibir na lista o nome do jogo, como não ando muito bem de processador, deixo esta opção desmarcada pois ela deixa o carregamento inicial do emulador mais lento, quando quero que o emulador procure por roms clico em arquivo > audit todos jogos.
Permitir selecionar jogos com um joystick se você não quiser ficar procurando o jogo na lista pelo teclado e mouse pode usar o joystick, colocando para cima e para baixo no controle, a lista pula uma página, colocando para esquerda e direita pula um jogo, depois de ativar esta opção você vai ter que fechar e abrir novamente o emulador.
Permitir selecionar jogo com seqüências de teclas customizadas dependendo do seu plano para o mame, pode acontecer por alguma razão que você não queira que o teclado funcione na interface gráfica, na selecão do jogo, ativando esta opção seu teclado ficará inerte.
Selecionar uma imagem de fundo na inicialização cada vez que você abrir o emulador uma imagem de fundo aleatória será selecionada automaticamente, veja a pasta bkground no tutorial.
Transmitir jogo selecionado para todas as janelas se você tiver uma placa de vídeo que suporte mais de um monitor ou duas placas de vídeo no mesmo computador esta opção será útil.
Esconder cursor do mouse supondo que vamos usar um joystick para selecionar o jogo, se não usarmos o mouse não é interessante deixar o cursor dele na tela.
Filtros Herdados ???????
Sem offset para clones sem master na visualização isso é bem dificil de acontecer, mas acontece, veja no tutorial onde eu falo da rom mãe e rom filha, imagine que você tenha uma rom filha funcionando e a rom mãe sem funcionar, neste caso estas roms não serão mostradas.
Mostrar tela de splash na inicialização toda vez que você abre o mame uma tela é mostrada enquanto o emulador esta abrindo, geralmente escrito mame, desmarcando esta opção esta tela não será exibida.
Usar TreeView nas páginas de propriedade o mameplus fez modificações na janela principal de configuração do emulador, Opções > Opções de jogo padrão, caso você queira ver as mesmas opções mas de um jeito diferente altere esta opção.
Usar vários ícones para jogos que funcionam veja no tutorial a pasta icons, também veja no tutorial 'O jogo aparece na lista de roms do mame mas não funciona', os jogos que não funcionam recebem um ícone padrão, caso você queira deixar o jogo com um ícone igual aos jogos que funciona (não recomendável) pode desativar esta opção, é possível escolher a cor da fonte também, clicando em 'Configure a cor de lista de jogos que não funcionem', no meu caso eu coloco vermelho.
Mostrar descrição do jogo% ????
Reseta todas as vezes jogadas o mame cria um histórico mostrando todas as vezes que você jogou um determinado jogo, (veja em visualizar, detalhes e agrupado), marcando esta opção o mame não criará este histórico.
Resetar todos os tempos de jogo um histórico é criado todas as vezes que você joga um determinado jogo (veja em visualizar, detalhes e agrupado), marcando o tempo que você já esta jogando cada jogo, marcando esta opção o mame não criará este histórico.
Estica screenshot maior que o tamanho natural na interface gráfica do mame algumas fotos dos jogos não mostradas (veja pastas), marcando esta opção as fotos terão uma ampliação para ficar maior na tela, facilitando a visualização.
Tempo de troca de screeshot em segundos você pode colocar para as fotos irem mudando automaticamente (veja pastas), mova esta barra para mudar a velocidade da troca das imagens.
Tamanho de borda da screenshot as imagens possuem uma borda ou moldura, mova esta barra para escolher a espessura desta borda.
Configure a cor de borda da screenshot ate mesmo a cor da borda pode ser escolhida.
Mostrar History em Tab exibe várias informações do jogo (veja os arquivos .dat) aqui você escolhe onde pretende que seja mostrado as informações do jogo, estas informações ficam a baixo das fotos na interface gráfica.
Opções de jogo padrão
O arquivo de configuração principal do mame Como foi explicado o mame roda completamente em linha de comando, para ficar mais atrativo e fácil de usar criaram a interface gráfica (GUI), no mameplus a interface gráfica e o mame ficam tão juntos que para o iniciante fica até difícil identificar qual é qual, mas o mame possui um arquivo de configuração independente da interface gráfica, nele esta escrito todas as opções de configuração do emulador, este arquivo fica junto com o emulador e recebe o nome de mame.ini todas as opções que você mudar na guia 'Opções de jogo padrão' serão salvas neste arquivo, se você for analisar o arquivo, você notará que ele é bem fácil de ser compreendido, nesta foto vemos a primeira guia da configurão do emulador

opçoes > opções de jogo padrão

Tela
Roda em janela o mame pode rodar em uma janela ou pode rodar em tela cheia, no modo tela cheia o jogo cobre toda a tela do monitor, marcando esta opção o jogo fica dentro de uma janela como qualquer outro programa de windows, se você quiser alterar do modo janela para o modo tela cheia durante o jogo é só pressionar Alt + enter.
Iniciar Maximizado se o jogo estiver rodando em janela, a janela começa maximizada.
Forçar aspecto de vídeo alguns jogos podem ficar com a tela cortada nas laterais devido o arcade ter um monitor diferente do monitor do computador, aqui você pode ativar ou desativar o um efeito no qual o jogo se adaptar melhor ao monitor, nem sempre temos uma boa qualidade do vídeo se desativarmos esta opção veja esta imagem do jogo Aero Fighters (Sonic Wings)

pela foto podemos ver que o jogo pode ficar sem cortes mas a imagem fica destorcida.
Rotação aqui podemos inverter o lado da imagem, na vertical ou horizontal entra outros, esta opção é especificamente válida para jogos de tiro.
Throttle turbo, faz o jogo rodar em velocidade bem alta, útil para acelerar algumas partes do jogo, a velocidade do jogo é determinada pelo poder de seu processador, você também pode ativar ou desativar esta opção pressionando a tecla F10 durante o jogo.
Inverter tela de ponta cabeça o mesmo que rotação.
Inverter tela esquerda-direita o mesmo que rotação.
Brilho em Pausa para pausar o jogo pressionamos a tecla “p” durante a pausa o jogo fica com a tela escurecida, nesta opção podemos definir o quanto a imagem ficará escura durante a pausa.
Reset volta todas opções desta guia para a ultima vez que você configurou..
Pulo de quadros para quem tem processadores menos potentes é interessante deixar esta opção marcada, uma imagem em movimento nada mais é do que várias imagens paradas, ativando o pulo de quadros algumas destas imagens serão puladas dando uma sensação de que algo esta errado mas deixando o jogo mais rápido, para ver a quantidade de quadros que esta sendo processado durante o jogo pressione F11, para alterar a quantidade de frames pulados durante o jogo pressione F8 e F9, colocando no automático o computador escolhe a melhor opção,mas nem sempre ele asserta na escolha.
Correção de gama, Correção de brilho, Correção de contraste caso o jogo tenha a imagem muito escura ou com algumas cores diferentes que não estejam de acordo com seu gosto aqui temos a chance de alterar suas tonalidades.

Avançado


Método de Saída de Vídeo esta opção merece uma atenção especial, aqui escolhemos de que forma o vídeo será processado, as opções são:
GDI o gráfico será tratado como uma janela comum sem utilizar os recursos da placa de vídeo, como o potencial da placa de vídeo é ignorado, apenas os efeitos de video mais elementares serão usados, esta opção só é recomendada para quem possui uma processador muito potente e tem uma placa de vídeo onboard e por cima de péssima qualidade, apesar de deixar o jogo bem lento o GDI garante que o emulador seja executado, esta opção é mais ou menos um modo de segurança do emulador.
DirectDraw placas de vídeo mais antigas usavam o directdraw, quem tem uma placa de vídeo antiga mas de boa qualidade consegue tirar proveito desta opção, no directdraw a resolução do jogo tende a ficar mais baixa porem deixa o jogo com uma qualidade de vídeo maior, também deixa o processador livre da parte do processamento de vídeo, quem tem uma placa de vídeo lançada antes de 2002 vai notar melhora.
Hardware stretching marcando esta você pode escolher se deseja usar a placa de vídeo para esticar a imagem. (veja Tela > Forçar aspecto de video)
Direct3Dtambém conhecido como DirectX, as placas de vídeo modernas usam este meio para trabalhar com o vídeo, esta opção tem a mais alta qualidade de vídeo e desempenho, para poder usa-la você vai precisar de uma placa de vídeo recente com pelo menos 32 megas de memória, se sua placa de vídeo tiver este recurso todas opções de vídeo serão liberadas, a maior qualidade de imagem lhe será oferecida, ativando esta opção será oferecida a opção de escolher a versão do directx.
Version se a sua placa for bem recente (2006+) marque a opção version9 caso contrário marque version8.
Bilinear Filtering por fim temos a opção de ativar ou desativar um efeito de vídeo extra para ajudar a suavisar ainda mais a imagem.
Veja esta foto exemplificando os 3 modos de vídeo

pela imagem notamos que existe pouca diferença entre o Direct3D e o DirectDraw, basicamente o que muda é a resolução e o desempenho.
None em algumas versões do mame tem este modo, ele está presente para verificarmos o desempenho do emulador sem usar nenhum recurso da placa de vídeo.
Gameplay speed velocidade do jogo, caso o jogo esteja rodando lento reduzindo a velocidade do jogo ele pode ficar mais rápido na emulação, a velocidade normal é 1.00, temos a opção de automático onde o mame ajusta a velocidade de acordo com o necessário, em alguns testes feitos por mim observei que em alguns jogos esta opção causa erros nos jogos, principalmente no som, recomendo que você deixe em 1.00 que é o normal.
Efeitos Visuais e Realce de Imagem todas imagens de computador são constituídas de pixels, como o mame emula muitos jogos antigos onde o hardware dos arcades eram bem fraco os jogos quadriculavam muito, os efeitos de vídeo reduzem este quadriculamento melhorando a qualidade da imagem, o grande problema dos efeitos de vídeo é que eles deixam a emulação muito pesada, estes efeitos são mais recomendados para quem possui um processador muito potente e também nos jogos que quadriculam muito, particularmente eu não gosto de ativar estes efeitos visuais porque eu acredito que os efeito tiram a originalidade do jogo como ele era nos arcades, mas isso é uma opinião pessoal minha, a maior parte das pessoas não abrem mão dos efeitos visuais.


O monitor
Para poder explicar as próximas opções eu terei que dar uma passada muito, muito rápida no principio de funcionamento de um monitor comum, veja com atenção a foto a baixo

tudo começa na entrada da antena ou cabo de vídeo do monitor pelo 'varicap', o sinal é recebido e filtrado retirando a onda portadora sobra o sinal puro de vídeo, o flyback cria uma voltagem alta para alimentar o tubo do monitor, na tela do monitor temos um material que produz luz quando um laser o atinge, o laser é criado no canhão de laser, o canhão de laser é alimentado pelos amplificadores em uma placa ligada ao tubo da tv e parte em linha reta para a tela do monitor, são 3 laser nas cores vermelho, verde e Azul, no meio do caminho ele encontra a bobina defletora, a bobina é dividida em duas parte: vertical e horizontal, sendo ligada aos amplificadores na placa da tv, esta bobina produz um campo magnético de acordo com a imagem o sinal recebido pelo varicap, o campo magnético coloca o laser nos pontos certos da tela para que o material eletro luminescente na tela fique luminoso, nos dando a impressão de que existe realmente uma imagem dentro da tv.
Freqüênciaem uma tv comum este laser começa escrevendo a imagem na tela de cima para baixo, em 1 segundo este laser cria 60 imagens 60Hz, no monitor de computador a quantidade de imagens (Hz) varia de acordo com a vontade do programa executado

Resolução na tela temos muitos pontos eletro luminescente, quando falamos de resolução estamos falando da quantidade de pontos que temos na tela

neste exemplo temos uma imagem de 15x10 pixels, no minimo um monitor caseiro deve exibir resolução de 640x480, 800x600, 1024x768, estas resoluções são medidas em Mega Pixel ou seja cada 1 pixel equivale a 1 milhão de pixels, os monitores de arcade não seguem estes padrões, por isso que temos que adaptar a resolução do nosso monitor ao jogo, mas voltando ao assunto.

Estas opções são feitas para resolver alguns problemas, como este

Espera pela sincronia vertical (vsync) alguns monitores possuem um circuito interno que trabalha em conjunto com a placa de vídeo, este circuito deixa o sincronismo (freqüência) da placa de vídeo igual a do monitor fazendo a placa vídeo esperar o laser do monitor para evitar distorção na imagem, o problema é que esta sincronia pode deixar o jogo levemente lento, use apenas se você tiver problemas com a imagem.
Sincroniza à taxa de refresh do nonitor semelhante a opção anterior, mas neste caso o mame tenta mandar para o monitor a freqüência que ele esta usando no momento.
Buffer Triplo todas placas de vídeo de hoje possui uma memória para guardar informações extras para sincronizar o vídeo entre outros, ative apenas se você tiver problema com o vídeo.
Troca de resolução adequadamente tome muito cuidado com esta opção, como foi explicado anteriormente, alguns arcades possuem monitores diferentes dos monitores dos computadores, marcando esta opção você esta colocando o seu monitor para funcionar na mesma resolução do monitor do arcade, se o seu monitor não suportar esta resolução ele pode sobreaquecer e em casos extremos ele pode vir a falecer, felizmente qualquer monitor que se prese se desliga automaticamente se ele detectar qualquer tipo de falha como esta, antes de pifar.
Escala de tela Quanto maior a escala mais quadriculado fica o jogo.
Gamma em tela cheia Brilho em tela cheia Contraste em tela cheia todo monitor tem um controle da intensidade da imagem, estas opções emulam estas funções do monitor do arcade.

Tela(2)

na continuação da primeira guia tela encontramos as configurações referentes ao vídeo.
Número de telas para criar caso você tenha uma placa com várias saídas poderemos ativar a saída de vídeo em todas saídas, alguns arcades possuíam dois monitores um para o jogador 1 e outro para o jogador 2, os jogos mais divertidos neste esquema eram os de corrida porque cada jogador ficava em uma máquina diferente mas jogando juntos, se você tiver mais de um monitor ative-os.
Configurar para como se trata de dois monitores diferentes, marque para qual dos dois você quer que a configuração seja válida, o default setting ajusta a configurção para todos os monitores.
Monitor físico podemos usar um monitor virtual para simular um fisico.
Aspecto de tela já parou para pensar que as resoluções das imagens dos monitores tem um tamanho feitor por um cálculo de razão veja 4/3= 1,33... 640/480= 1,33... 800/600= 1,33... 1024/768= 1,33... alterando e este valor o jogo vai ficar com cortes na tela, parecendo que estão em uma tv widescreen, os monitores normais trabalham com a razão de 4/3, quem tem um monitor widescreen pode ajustar a saída do vídeo a seu monitor.
Resolução por padrão o mame abre o jogo na mesma resolução de sua área de trabalho, para quem possui uma placa de vídeo recente eu recomendo deixar a resolução em 800x600@60 porque na maioria dos jogos nem adianta aumentar tanto assim a resolução porque o jogo nem mesmo alcança resolução tão alta, para quem possui uma placa de vídeo antiga o melhor deixar em 640x480@60, o automático é o mais recomendado de todos, altere a resolução apenas se você tiver problemas com desempenho e suspeitar que pode ser devido a placa de vídeo, para que sua nova resolução entre em vigor temos fazer que o monitor altere a resolução do monitor. (veja em Avançado > Troca resoluções adequadamente)
Visão quem possui um notebook ou monitor que pode rotacionar é interessante poder inverter o lado da tela, em alguns jogos com o monitor invertido alguns jogos podem se adaptar melhor a tela.

Som

nas configurações de som não temos muito o que configurar, praticamente o padrão do emulador é suficiente para todos.
Habilitar som e sons das CPUs para efeito de comparação podemos ativar ou desativar o som nos jogos, se todas suas roms estiverem sem som é possível que esta opção esteja desativada.
Usar samples samples são arquivos de som no formato wav (veja a pasta samples) nesta opção podemos ativar o uso destes arquivos, se por acaso esta opção estiver ativada e você não tiver os arquivos samples o jogo funcionará normalmente.
Usar aueto ajuste de volume alguns jogos possuem diferentes volumes no som ativando esta opção o mame tentará deixar o volume do som na mesma amplitude para todos os jogos, assim não fica um jogo com o som baixo e outro com o som alto.
Taxa de sample escolha a qualidade sonora dos sons samples, quanto maior melhor, taxas maiores de 44100 são desnecessárias.
Atenuação do volume atenua o volume na escala do decibéis.
Latência do audio quanto mais aumentamos esta escala mais atrasado fica o som, o ideal seia o som não ter atraso do som, então para que ativar o atraso no som? Simples porque atrasando um pouco o som alguns jogos que estão com algumas engasgadas no som ficam melhor, com um atraso no som o processador tem mais tempo para processa-lo, muito raramente em algumas placas esta opção pode causar falhas no som em latência alta.


Controles

vamos a configuração dos controles
Habilitar Joystick por padrão o mame vem com o joystick desabilitado por questão de compatibilidade, todos os jogos podem ser jogados pelo teclado, se você tiver um joystick instalado em seu computador ative marcando esta opção.
Habilitar mouse alguns jogos que usam pistola podem ser jogado no computador substituindo a pistola pelo mouse, ativando esta opção seu mouse vai fazer o papel da pistola e outros dispositivos analógicos.
Enable multiple mice trata-se de um mouse especial com maior quantidade de botões caso você tenha um ative.
Enable multiple keyboards habilita múltiplos teclado.
Habilita steadkey feita para resolver bug em alguns teclado, quando pressionada mais de duas teclas ao mesmo tempo.
Habilitar pistola laser quem já freqüentou as salas de jogos de shoping center já deve ter visto alguns arcades que no lugar do controle você encontra uma pistola, felizmente existe esta pistola para computador, se você tiver esta pistola marque esta caixa.
Recarregar atirando fora da tela durante o jogo você atira com a pistola nos inimigos, quando suas balas acabarem recarregue apontando e atirando em qualquer lugar fora da tela do monitor.
Duas pistolas laser ative se você tiver duas pistolas a laser.
Zona-Morta do joystick Saturação do joystick para quem tem um controle analógico é nesta guia que podemos configura-lo, estas opções ajudarão a calibrar o joystick, observe o gráfico.

Você só deverá adulterar estas opções caso tenha problemas com a sensibilidade dos movimentos do controle analógico, a explicação destas opções esta escrita em qualquer manual de joystick de computador, a parte verde é um local morto, se você mover o direcional por ela nada vai acontecer é como se você não tivesse nem mexido no controle, a parte azul é a parte realmente efetiva de funcionamento do joystick, quando o controle chegar na parte vermelha nem adianta mais mexer no controle pois ele já esta em no ponto máximo e portanto saturado.
Layout padão de input (veja a pasta ctrlr no tutorial) caso você tenha algum joystick de uso específico com o mame ative suas configurações aqui, caso você não tenha deixe em N/A

Mapeamento de controle
Por não ter recursos financeiros para comprar periféricos para o computador, muitas desta opções para mim ainda são um mistério, são opções usadas para configurar periféricos de controle nos jogos

em alguns jogos onde são exigidos controles especiais os mesmos podem ser substituídos pelo teclado e mouse.
Mouse device ativando o mouse nesta opção jogos de tiro podem ser jogados pelo mouse.
Layout de Controle ID eis uma opção interessante, alem de servir como referencia para saber se o mame reconheceu seu controle serve para mudarmos o lado do jogador, também pode ser definido os dois controles como o primeiro, mas para que alguem iria querer dois controles como o primeiro? Teve uma vez que eu e meu colega estávamos tentando passar uma fase de um jogo, acontece que eu conseguia passar de um trecho e ele de outro, configurei os dois controles como primeiro então quando eu passei daquele trecho ele assumiu a direção com o segundo controle como fosse o primeiro, como pode ser visto o mame pode trabalhar com até 8 controles.

Misto

Habilitar trapaças no jogo ative apenas se você tiver o arquivo cheat (veja no tutorial Arquivos dat)
Log de erro (para programadores) imagine usar um computador sem monitor! Esta é a sensação dos programadores se não fosse os arquivos de log, nele são escritas informações sobre erros no emulador para que eles possam saber oque esta acontecendo no funcionamento interno do emulador, se você não quiser fazer testes com o código fonte do emulador é melhor deixar esta opção desabilitada.
Dormi quando possivel a intel desenvolveu uma tecnologia de economia de energia nos processadores, originalmente para ser usada em notebook, com o passar do tempo chegou em todos os processadores de modo que se você tem um processador de menos de 5 anos de idade com certeza ele já emprega esta tecnologia, para fazer o processador consumir menor quantidade de energia é usado um meio bem simples deixar desligado alguns setores menos usados do processador, o problema é que para saber o nível de uso também é consumido desempenho do processador, diz a história que com esta opção desmarcada o computador consome mais energia e esquenta mais porem os jogos rodam mais rápidos, em todos os teste feitos por mim com esta opção ela em nada interfiriu no desempenho, recomendo você deixar marcada para sua conta de energia elétrica vir menor e também o processador trabalha de cuca fresca.
Pular informação de jogo Todas as vezes que um jogo é carregado um janela aparece pedindo para você pressionar ok no teclado e depois aparece uma outra janela dando informações sobre o jogo, ativando esta opção, esta tela será pulada.
Auto restaurar and salvar (veja a pasta sta no tutorial) caso alguns jogo esteja salvo, ativando esta opção ele voltará da parte que você parou assim que o jogo carregar sem que você tenha que dar load.
Enable multi-threading ative se você tiver um processador com mais de um núcleo de processamento.
Sair do jogo com confirmação quando você quiser sair do jogo e fechar o emulador pressione Esc, imagine se por acaso você pressionar Esc sem querer, ativando esta opção alem de pressionar Esc para sair você tem que confirmar a saída pressionando Enter (detalhes mais adiante no tutorial)
Auto pausa quando playback terminou (veja a pasta inp no tutorial) caso você tenha gravado um vídeo, quando o video terminar o mame da pause no jogo.
Use New UI um menu no estilo janela ficará na parte superior da janela quando o jogo iniciar podendo facilitar algumas opções na configuração do jogo, esta opção vem desabilitada por padrão porque ainda esta em teste.
Interface de usuário Transparente durante o jogo podemos configurar diversas opções do mame, aqui controlamos a cor da transparência deste menu.(detalhes mais adiante no tutorial)
Opções de artwork (veja a pasta artwork no tutorial) estas são opções para definir como os artwork serão exibidos na tela, por padrão eu ativo a opção cortar artwork para que seja exibido apenas quando o jogo realmente tiver cortes na tela que não podem ser adaptados ao monitor.
Prioridade de threading mais opções de multi-processamento.
M68000 CPU Core durante a compilação vários meios são usados para compilar este importantíssimo processador M68000, a fim de resolver algum problema gerado pela compilação, altere esta opção caso algum jogo esteja apresentando problemas durante a execução.

Vetorial

Desenha vetores com antialias alguns jogos possuem os gráfico extremamente simples, linhas e pontos formam imagens de baixo poder gráfico, ativando esta opção estas linhas serão suavizadas por um filtro.
Largura do feixe de luz e Cintilação ajuste a intensidade do filtro de efeito.

Driver

Opções de driver cada arquivo no código fonte que representa um sistema emulado é chamado de driver, uma das características do mameplus é que ele emula alguns jogos extra, nesta guia podemos ativar a exibição destes jogos na lista de jogos.
Mame ativa a emulação dos jogos oficiais do mame.
Mame Plus! ativa a emulação dos jogos extras do mameplus.
Caseiro jogos feitos ou adulterados por fãs.
Console jogos criados para video-game mas que roda no mame.
Decrypted jogos que possuiam algum tipo de proteção, mas foram retiradas.
Bios alguns arcades possuem bios como eu expliquei anteriormente, dependendo do território de objetivo comercial estas bios sobrem alterações, veja pela foto a quantidade de bios que o neo-geo possui, tem pessoas que ainda pensa que devido o mame ser um emulador de arcade ele não pode rodar jogos no modo video-game, no caso do neo-geo selecione a bios aes e carregue o jogo e você terá todas as opções do jogo no video-game.



Avisos de inicio
Logo após carregar o jogo dando dois click sobre ele, aparece esta mensagem assustadora

não se assuste, é apenas uma mensagem informando que para poder jogar esta rom você tem que possuir a rom original, livrando a responsabilidades legais dos criadores do emulador, usando teclado, escreva ok ou mova o direcional do controle para esquerda e direita.
Agora veremos esta outra mensagem

aqui podemos ver claramente o nome do jogo, os processadores emulados para este jogo, a resolução original do jogo no arcade e por fim a versão do mame que esta sendo usada, no teclado pressione a tecla enter ou o botão 1 em seu controle, caso você não queira ver esta tela click em opções > opçoes de jogo padrão > miselânea > pular informção de jogo.
Caso o jogo possua algum tipo de erro conhecido uma tela meramente informativa será exibida

isso não quer dizer que o jogo não vai funcionar, como eu disse é apenas um aviso informativo sobre algum possível problema, o meu conselho é ignore.
Outros jogos ainda não são emulados, para estes aparece esta mensagem.


O menu interno do mame

a partir do momento que o jogo foi carregado esta será a única interface gráfica que você verá, para que ela apareça pressione a tecla Tab em seu teclado, para que ela suma pressione Esc ou pressione Tab novamente, caso você pressione Tab para fechar quando você abrir novamente este menu ele estará exatamente no sub menu em que estava anteriormente.

Configurando os Controles
Input [geral] configura para que todos os jogos tenham a mesma configuração

se você alterar alguma tecla neste menu todos os jogos terão esta mesma configuração, este é um excelente lugar para configurar o botão start e select em Outros Controles já que estes são sempre iguais para todos os jogos, em Interface de Usuário podemos mudar as teclas de atalho de teclado para configurar os atalhos de teclado do emulador, não recomendo que você altere estas opções a não ser que você queira alterar estas opções para adicionar funções extras em botões não usados no controle, pela foto podemos notar a organização do emulador, separando as configurações de cada jogador.
Input[este jogo] configura os botões particularmente para cada jogo



Amanhã continuaremos com a configuração dos controles (Joystick).




-------------------------------------------------------------------------
Atendo ao pedido de um visinho estou diantando esta parte do tutorial.

Como baixar roms por torrent
Os compartilhadores de arquivos torrent permitem que arquivos possam ser baixados sem sobrecarregar os servidores e poder continuar o download do ponto onde você parou da ultima vez, na prática, o sistema funciona assim, imagine que você queira baixar um pacote com todas as roms do mame ou qualquer outro emulador, programa ou iso, então você procura por um outro arquivo que possui a extensão .torrent por exemplo all-roms-mame-0.125.torrent este arquivo possui informações sobre o pacote que você quer baixar, este arquivo é bem pequeno (menos de 1 mega) depois que você baixa-lo você vai precisar de um programa que abra este arquivo, leia as informações contidas nele e comece a baixar as roms, o problema é que para o arquivo ser baixado corretamente você vai precisar que muitas pessoas estejam baixando o mesmo arquivo junto com você, quanto mais pessoas estiverem baixando o mesmo arquivo mais rápido fica o download, evidentemente que quando não tiver ninguém baixando o arquivo você não terá de quem baixar então o torrent não ira funcionar, com o torrent você baixa e também envia para os outros que estão baixando dai o nome de compartilhador de arquivo (p2p ponto a ponto).
Quanto ao programa para baixar o torrent exitem vários, aqui no tutorial eu estarei usando o azureus, devido a sua qualidade e ao fato do programa ser o mesmo para windows e linux, antes de mais nada procure e baixe o arquivo .torrent pela internet, agora baixe o pacote do java, sim o java, uma vez que o azureus só irá instalar se você tiver o java instalado pegue o java em http://java.sun.com/ agora baixe o azureus, que você pode encontrar neste link http://www.vuze.com/appeste é o visual do programa

click em visualizar e avançado, agora click em arquivo > abrir > arquivo .torrent
nesta nova janela que se abriu click em adicionar arquivos e procure pelo arquivo .torrent que você baixou da internet


agora selecione a pasta para onde você quer salvar o arquivo clicando em procurar

imagine que o arquivo que você quer baixar contenha 15Gigas, então você seleciona uma pasta em uma unidade do hd que contenha o espaço livre necessário cria uma pasta e manda salvar nela, a partir do momento que você selecionar a pasta, mesmo que você não tenha baixado o torrent inteiro, o espaço estará ocupado imediatamente, normalmente as pessoas não estão querendo baixar um pacote de roms tão grande, elas apenas querem baixar algumas roms em específico, neste caso selecione na lista quais são os arquivos que você quer baixar, agora é só esperar o download terminar.

7 comentários:

  1. Fiz uma besteira nas configurações de input general, coloquei a tecla enter de iniciar como ''nenhum'' e agora não consigo iniciar nenhum jogo, porque tá selecionado como nenhuma tecla e agora????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, estou com o mesmo problema,conseguiu resolver? ja tentei de tudo e não consegui nada, to quase deletando tudo e desistindo....

      Excluir
    2. fiz a mesma coisa kkk alguem responde ai

      Excluir
  2. Tambem fiz uma besteira, eu adicionei 2 funcoes diferentes para o mesmo botao (L2) as funcoes sao a que aonapertar o R2 abria um menu de opcoes de cores volume brilho etc... e a outra era justamente a que entra no menu principal do emulador (imput general).

    So que agora nao consigo mas entar na opcao de imput general para poder tirar essas funcoes e dar para cada uma um botao ou ate mesmo deixando a de opcoes de brilho e coisa e tal em ( nenhum )

    Pois ai sim ficaria bom, ah mais uma coisa que esqueci tambem adicionei outro botao no caso o direcional pra frente como reset do jogo, resumindo ai ficou ruim jogar mame por causa de tudo isso.

    Se alguem ja passou e conseguiu resolver e poder me ajudar agradesso

    ResponderExcluir
  3. Deletei a entrada menu da configuração o que fazer


    ResponderExcluir
  4. eu tambem fiz isso ... alguem ajudaaa

    ResponderExcluir
  5. eu quero saber como configurar o mame e quando abrir deixar em modo janela,nao maximizado

    ResponderExcluir